As Principais Funções de Gestão, com as actuais nomenclaturas

*
Chief Financial Officer (CFO): Os CFO, título que também é dado ao Director Financeiro, são responsáveis pelo planeamento financeiro, análise de riscos financeiros, a manutenção de registos financeiros e relatórios financeiros. É da responsabilidade desta pessoa estimar as necessidades de financiamento da empresa e aconselhar o CEO sobre as formas de satisfazer essas necessidades. O CFO vai analisar as necessidades de financiamento de longo prazo (em função dos planos de investimento da empresa) e de curto prazo (em função das necessidades de fundo de maneio). Uma responsabilidade importante do CFO é acompanhar continuamente as condições de financiamento de mercado e aconselhar o CEO e outros gestores sobre eventuais riscos, como acontece quando existe um grande nível de alavancagem e uma expectativa de subida de taxas de juro no mercado;
*
Chief Marketing Officer (CMO): Os CMO são responsáveis por uma série de tarefas relacionadas com marketing, geralmente realizadas em coordenação com outros gestores funcionais e com o CEO. Gestão de vendas, canais de distribuição, pesquisa de mercado, desenvolvimento de produto, políticas de preços, comunicação, publicidade e serviço ao cliente são áreas típicas sob a responsabilidade dos CMO. O CMO também pode ser responsável pela área de relações públicas, cuja função consiste em projectar uma boa imagem da empresa.
*
Chief Operations Officer (COO): O COO é a pessoa que garante que a empresa é capaz de cumprir os compromissos operacionais assumidos com os clientes, e que isso seja feito de uma forma lucrativa. Os objectivos do COO implicam o cálculo das necessidades de recursos, a sua organização e gestão de forma produtiva e rentável. O COO é responsável por formar os funcionários, motivando-os, monitorizando a utilização dos recursos de instalação e coordenação com outras áreas funcionais.
*
Human Relations Officer (HRO): O HRO tem a missão de ajudar os outros gestores a gerir os seus recursos humanos, ou seja, as pessoas que trabalham com eles. Isso implica desenvolver políticas que propiciem um ambiente de trabalho produtivo com os funcionários motivados a dar o seu melhor. A implementação de políticas de recursos humanos envolvam geralmente algum tipo de formação e orientação, tanto a nível da gestão como dos funcionários. OHRO deve garantir a eficácia dessa formação. O HRO também são responsáveis pela manutenção dos registos dos empregados.
*
Chief Information Officer (CIO): O CIO é um especialista em Tecnologias de Informação que acompanha a sua evolução e ajuda a empresa a utilizar o máximo potencial das tecnologias para executar todas as tarefas necessárias à sua boa gestão. As tecnologias de informação são um grande facilitador das operações e são um campo muito técnico para ser executado por generalistas.
*
Chief Compliance Officer (CCO): Compliance significa cumprir com as leis e outras regulamentações específicas. A crescente diversidade e complexidade do direito dos negócios tornou esta função essencial, sendo a sua principal missão fiscalizar as actividades da empresa assegurando que esta cumpre com a legislação e regulamentação diversa. O CCO também pode ser responsável pelo acompanhamento dos procedimentos internos da empresa,

Como estes gestores de topo desempenham as suas funções de forma eficaz é uma outra questão fundamental. Podemos caracterizar as suas funções de uma forma geral da seguinte forma:

*
Planeamento: Os gestores identificam os resultados que pretendem atingir e desenvolvem planos detalhados para executar as tarefas necessárias. A realização de planos de acção pode assumir as mais diversas formas, seja através de orçamentos anuais formais e informais, listas de tarefas em formato electrónico ou em papel, etc.
*
Organização: Os planos são implementados de diferentes formas, passando pela obtenção de recursos necessários, compromissos assumidos com outras pessoas e acordos de negociação;
*
Motivação: As tarefas são realizadas por pessoas e é da responsabilidade do gestor motivar essas pessoas. Deve ser capaz de criar um espírito positivo na equipa e de motivar-se a si próprio para as tarefas sejam realizadas de forma eficaz e eficiente.
*
Controlo: A responsabilidade permanente de garantir que as coisas estão a avançar de forma a atingirem-se os resultados desejados. Para fazer isso, é necessário medir o desempenho e comparar com os objectivos traçados nos planos.

O papel dos gestores de topo das empresas difere quer nas tarefas específicas que desempenham quer nos resultados que têm a responsabilidade de alcançar. Gerir um negócio envolve uma variedade de funções e responsabilidades e a função dos gestores de topo é, por natureza, complexa e desafiadora.

“in Portal de Gestão”

Etiquetas:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: