Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat

O Ubuntu 10.10 é a primeira versão standard disponível após o lançamento do terceiro LTS (Long Term Support), o Ubuntu 10.04 LTS Lucid Lynx. Uma das mudanças mais marcantes para o usuários nessa nova versão, é a actualização de seu design e aparência (seu look and feel).
Mas a primeira novidade mesmo o usuário já percebe no instalador da distribuição, totalmente remodelado. Para aqueles que resolverem fazer uma instalação “do zero” do Ubuntu 10.10 em seus computadores (e não utilizarem o aplicativo de upgrade presente em todas as versões atuais do Ubuntu), notarão um “extra”: um instalador mais simplificado ainda para esse Maverick Meerkat.

Quanto ao sistema de arquivos, o Ubuntu 10.10 já suporta o Btrfs. o mesmo não aparece na formatação padrão, sendo ainda utilizado o ext4. Mas se desejar escolher pelo particionamento manual, encontrará o Btrfs disponível como escolha entre os sistemas de arquivos a disposição na instalação. Para aqueles que escolherem utilizar o Btrfs como sistema de arquivos padrão, deverá escolher antes que que a partição /boot esteja ativada com um sistema de arquivos diferente do próprio Btrfs.

O suporte a hardware também continua a melhorar a cada nova versão. Tanto que atualmente o Ubuntu já é reconhecido por seus usuários como uma distribuição que “reconhece tudo” em seus computadores.

O Ubuntu 10.10 é baseado na versão 2.6.35 do kernel Linux, e vem embarcado com seu (até então) eterno ambiente de desktop – o GNOME – atualmente na versão 2.32.0.

E finalmente nessa versão, a fonte especialmente criada para o Ubuntu já vem embarcada como padrão de interface. Já o “Software Center” está oferecendo duas novas categorias para os usuários – “Featured” e “What’s new” – além de um histórico de quais softwares já foram instalados ou removidos. Você também já encontrará software a venda através da interface desse aplicativo.

Na categoria de aplicativo para imagens, o UBuntu 10.10 finalmente substitui o F-Spot pelo Shotwell (ainda na versão 0.7.2). COmo cliente de e-mail, essa versão já vem embarcada com o novíssio cliente de e-mai Evolution 2.30.2. Essa versao já opera muito mais rapido que a embarcada nesse último LTS, e vale realmente a pena migrar para a versão mais nova desse cliente de e-mail.

Já o Gwibber vem atualizado paa trabalhar com o novo sistema de autenticação “OAuth-only” do Twitter. O Maverick Meerkat também vem embarcado com várias actualizações de pacotes como a aplicação de gravação de discos Brasero, a versão 3.6.10 do navegador Firefox, além do ciente de BitTorrent Transmission na versão 2.04, e com a última versão do conjunto de aplicativos para escritório OpenOffice,org – a versão 3.2.1.

Para baixar a imagem de CD do UBuntu 10.1, vá até o site oficial do Ubuntu em http://ubuntu.com. Logo na primeira página você já vê um link enorme apontando o download. Depois, crie um CD a partir da imagem baixada.

Fonte: under-linux.org

.

.

Etiquetas: ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: