6 maneiras de melhorar o fluxo de caixa

Publicado por Pensando em Grande

Por Joseph Anthony

Um dos desafios de administrar uma empresa pequena é lidar com a variação “8 ou 80″.

Não falo apenas do fluxo de negócios, mas também do fluxo de dinheiro que entra e sai da empresa. Aqui estão seis ideias para melhorar o fluxo de caixa da sua pequena empresa:

 

1. Envie as contas imediatamente
Já se viu tão ocupado cuidando da sua empresa e cumprindo prazos que não teve tempo de mandar as contas de maneira regular? Você não está só. Conheço um empreiteiro que, às vezes, deixa de enviar as cobranças por pequenos reparos até que chega o prazo para o pagamento de impostos e ele percebe que não tem o dinheiro necessário para pagar. Se você ainda não tem um sistema pronto, comece (ou aponte um funcionário para começar) a enviar as cobranças por projetos regularmente. Ao combinar projetos de longo prazo, negocie de início pagamentos regulares em vez de deixar a quantia se acumular até a conclusão do contrato.

2. Crie incentivos para pagamentos mais rápidos
Pequenas empresas às vezes podem reduzir bastante o tempo de espera pelos pagamentos oferecendo descontos para pagamentos rápidos. Já recebi cobranças de empresas oferecendo descontos de 1% ou 2% para pagamentos em até 10 dias. Se eu já tivesse decidido pagar a conta dentro do prazo de qualquer forma, provavelmente mandaria o cheque logo para ganhar esse pequeno desconto. Bom para o meu bolso, bom para o fluxo de caixa da empresa.

3. Evite desde o início clientes que demoram a pagar ou não pagam
A melhor maneira de evitar problemas no fluxo de caixa causados por clientes que não pagam é eliminar aqueles que demoram ou deixam de pagar antes de se tornarem clientes. Assim, se alguém está prestes a se tornar um cliente significativo, pesquise-o. Peça (e verifique) referências de crédito. Ligue para outras empresas que já fizeram negócios com esse cliente. Você pode até pagar uma verificação de crédito feita por uma empresa especializada.

4. Use trocas em vez de dinheiro
Você pode reduzir a pressão sobre o dinheiro imediato se precisar de bens e serviços de alguém e puder trocar esses bens e serviços pelos seus. Observação: essa não é uma forma de reduzir impostos, você ainda tem de incluir a troca na declaração do imposto.

5. Melhore o seu Stock
OK, você não pode passar para um sistema de “stock de imediato” como alguns fabricantes fazem hoje em dia. Que tal um “stock em menos tempo”? O dinheiro gasto no  stock é dinheiro parado e não gera nem juros nem economia para você. (Uma exceção: você pode se gabar de um “stock em excesso” se encontrar um produto muito barato, comprar bastante e puder revendê-lo depois por um preço muito mais alto). Às vezes, reduzir o stock pode ser simples. Já vi donos de restaurantes reduzirem o tamanho das suas adegas, concentrando-se em vinhos de qualidade de poucas regiões em vezes de tentar ter de tudo. Se o cliente ainda tiver boas opções, pode não se importar de haver menos opções do que antes.

6. Tente unir seus empréstimos
Sei que geralmente é difícil, para pequenas empresas, pedir dinheiro emprestado. Porém, fico surpreso com a quantidade de maneiras que os empresários encontram para fazer empréstimos. Um dono de pequena empresa que eu conheço tem apenas um funcionário, mas tem quatro empréstimos diferentes para sua empresa: um empréstimo para os equipamentos, um para o carro, uma linha de crédito e um cartão de crédito. Se você também tem muitos empréstimos para sua empresa, analise as taxas e termos de cada um. Você pode conseguir unir dois ou mais empréstimos em uma conta com juros baixos e melhorar seu fluxo de caixa. Não sou fã de prolongar o pagamento de empréstimos, mas, se estiver pensando em negociar a união de empréstimos antigos na forma de um novo empréstimo, pode tentar fazer um empréstimo com prazo mais longo para conseguir rendas menores.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: