Energia | Painel Solar

Painel Solar

Descrição da tecnologia

A função de uma célula solar consiste em converter directamente a energia solar em electricidade. A forma mais comum das células solares o fazerem é através do efeito fotovoltaico.

A conversão directa da radiação solar em electricidade consegue-se em materiais semicondutores, com campos eléctricos internos capazes de acelerar os pares electrão-lacuna criados por incidência dos fotões solares por forma a gerar uma corrente eléctrica que alimenta um circuito eléctrico exterior.

Painel Solar

Painel Solar

Encontram-se, geralmente, 3 tipos de painel solar:

1. o Painel Solar de baixa voltagem / baixa potência feito de 3 até 12 pequenos segmentos de silício amorfo, com uma superfície total de alguns centímetros quadrados. A voltagem encontra-se entre 1.5 e 6 V, e a potência é de alguns miliwatts. O uso de este tipo de módulos é frequente em relógios, calculadoras…etc.

2. o Pequenos Painel Solar de 1-10 W e 3-12 V. A utilização principal destes módulos é feita em rádios, jogos, pequenas bombas de água…etc.

3. o Grandes Painel Solar de 10 até 60 W, com uma tensão de 6 ou 12 V. A utilização principal é feita essencialmente em grandes bombas de água, para responder às necessidades de electricidade de caravanas (luz e refrigeração), e também em casas.

– Vantagens e desvantagens do Painel Solar

>> grande número de vantagens:

> Alta fiabilidade – não tem peças móveis, o que é muito útil em aplicações em locais isolados.

> A fácil portabilidade e adaptabilidade dos módulos – permite montagens simples e adaptáveis a várias necessidades energéticas. Os sistemas podem ser dimensionados para aplicações de alguns miliwatts ou de kiloWatts.

> O custo de operação é reduzido – a manutenção é quase inexistente: não necessita combustível, transporte, nem trabalhadores altamente qualificados.

> A tecnologia fotovoltaica apresenta qualidades ecológicas pois o produto final é não poluente, silencioso e não perturba o ambiente.

>> algumas desvantagens:

O fabrico dos módulos fotovoltaicos necessita tecnologia muito sofisticada necessitando de um custo de investimento elevado.

> O rendimento real de conversão dum modulo é reduzido (o limite teórico máximo numa célula de silício cristalino é de 28%), face ao custo do investimento.

> Os geradores fotovoltaicos raramente são competitivos do ponto de vista económico, face a outros tipos de geradores (e.g. geradores a gasóleo). A excepção restringe-se a casos onde existam reduzidas necessidades de energia em locais isolados e/ou em situações de grande preocupação ambiental.

> Quando é necessário proceder ao armazenamento de energia sob a forma química (baterias), o custo do sistema fotovoltaico torna-se ainda mais elevado.

A Portuguesa A Martifer Solar é uma empresa especializada na oferta de todo o tipo de soluções solares fotovoltaicas adaptadas às necessidades de cada cliente.

A fábrica em Oliveira de Frades, têm 10.000m2 de superfície totalmente automatizada e robotizada com a mais inovadora tecnologia do mercado. Capacidade anual para produção 50MW de painéis fotovoltaicos, oferecend0 a máxima segurança e adaptação ao investimento e necessidades de cada cliente.

martifersolar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: